Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Cristianismo Hoje



                                                                   Carmelo Peixoto


    “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”
(cf. Ef 4:15)


   “O cristianismo hoje não transforma as pessoas. Pelo contrário, está sendo transformado por elas. Não está elevando o nível moral da sociedade; ele está descendo ao nível da própria sociedade, congratulando-se com o fato de que conseguiu uma vitória, porque a sociedade está sorrindo enquanto o cristianismo aceita a sua própria rendição!”. (A. W. Tozer, 1897-1963)

     O homem que escreveu isto faleceu em 1963, mais precisamente em 12 de maio daquele ano. Ele já via com lucidez o problema que o cristianismo enfrentava em sua época. Hoje, a situação não é muito diferante,  pois a difusão irrestrita e não criteriosa de valores não cristãos, ligados, sobretudo, ao mundo material, deslocou o centro das atenções dos cristãos da Palavra de Deus para o mundo, sem que estes percebam, como acontece àquele peixe que sempre viveu em aquário e pensa que o mar é o quadrado em que ele está.

     Acesse qualquer site na web ou ligue a TV e você verá que é um fato: o sucesso, o dinheiro, a fama, lascívia, imoralidade e as diversas formas de entretenimento para evitar que o vazio e o medo da morte apareçam. Tudo montado para fascinar e obscurecer a glória de Deus e encobrir  a mísera condição humana: pecadores perdidos e sem esperança, sabendo que inexoravelmente envelhecerão e morrerão. Os homens desta geração foram impedidos de pensar no seu destino.

     Por outro lado, muitos pregadores, criados nesta perversa cultura materialista, não querem ou não entendem que devem confrontar o pecador com relação à necessidade de arrependimento, não pregam mais sobre a condenação eterna, por exemplo, temas centrais na pregação do evangelho: arrependei-vos e crede no evangelho. É como se o inferno fosse uma lenda, que o pecador não precisasse ser advertido de que morrendo sem salvação estará condenado a viver a eternidade sob a ira de Deus, o Deus santo três vezes, infinitamente justo.

   A esta altura me pergunto qual será o destino de um mundo cheio de lascívia e luxúria, com motéis espalhados pelas cidades, com a libertinagem grassando e a promiscuidade arrojando-se a normalidade, cheio de pregadores que não confrontam os pecadores e nem avisam sobre a condenação do pecado?  Como ou o que fazer para alcançar homens e mulheres com casamentos destruídos se não há temor a respeito do destino da alma humana; quando os pregadores fiéis são chamados de radicais por aqueles que preferem falar de amor? Deus é amor, dizem eles. Sabemos. Mas Deus também é justiça e adverte:

“ Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” Atos 17:30,31

  O cristianismo hoje é marcado de um lado por uma igreja com pouco conhecimento da Palavra, bombardeada com apelos sensuais e materialistas de um lado e sob a orientação de muitos pregadores que preferem identificar-se com uma sociedade relativista eticamente falando, ao invés de firmar-se nos ensinos inerrantes da Palavra de Deus, a Bíblia.   

   Precisamos, eu e você, nos firmarmos cada vez mais na  Palavra de Deus, ainda que sejamos apenas eu e você. Deus sempre reserva para si homens que não se curvaram diante do mundo. Deus preserva os seus fiéis. Precisamos “seguir a verdade em amor”, mesmo que muitos tenham esfriado, não se interessem pelo evangelho verdadeiro.

  É triste observar que muitos segmentos da  igreja preferem recorrer a homens, políticos, do que depender do Senhor dos Exércitos que fez Senaqueribe voltar para sua terra e cair à espada, que fez Abias vencer a Jeroboão depois de tê-lo confrontado na sua desobediência e idolatria.  Quanta gente criança na fé se encontra na liderança das igrejas por falta de oração e sabedoria da igreja em tê-los colocado nos cargos, quando talvez nem sejam chamados para assumir a liderança, pois que destroem no trabalho de Deus, deixando que o mundo e os modismos invadam os arraiais da igreja cristã; gente que pensa que Deus precisa de políticos,  e de tantas outros recursos e estratégias antibíblicas para  edificar o Seu povo, quando, na verdade,  o que ele pede já está em várias porções da Escritura sagrada:

“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,” Deuteronômio 10:12
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8
Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Salmos 2:8

   Se Deus está disposto a dar almas para o Seu reino, se Deus busca o homem e diz: pedi e dar-se- vos-á, batei e abrir-se-vos-á..., Se ele tem preciosas e mui grandes promessas para todos os que O buscam de todo o coração, se para Deus nada é impossível, se Deus está em volta do Seu povo desde agora e para sempre, qual é o problema dessa geração de pastores e pregadores em geral que são coniventes em depender de políticos, de facilitar o evangelho e serem politicamente corretos e biblicamente errados? Qual a razão disso? Que direito tem um pecador miserável salvo pela graça de Deus, que Deus tirou das garras de satanás e do pecado, de pregar um evangelho que não ofenda o pecador para levá-lo ao arrependimento e à salvação verdadeira? Que amor é este de pastores e pregadores que escondem o perigo em que se encontram as almas impenitentes? Que, ao que parece, dizem preferir não confrontar os pecadores? Que amor é este que não segue a verdade, que é Cristo? O resultado se pode ver: gente que busca as bênçãos de Deus, que muda de igreja mas não tem o coração mudado. Uma igreja fraca, sem oração, sem conhecimento da Palavra, acomodada sem capacidade de resistir aos diversos apelos do mundo.  
    
Uma volta à Palavra de Deus, a uma vida de oração constante ainda que seja eu e você, um retorno à santidade abrirá as condições para que Deus se apiede desta geração e derrame a sua abundante chuva e haja grandes colheitas. Assim como não há colheitas sem a chuva, assim não há colheitas espirituais sem a chuva da Palavra de Deus em nossas vidas, e a terra bem regada com oração. Eu oro assim: Deus, apieda-te do teu povo, dos pregadores, sobretudo dos pastores e líderes, para que sejam fiéis na pregação de toda a Palavra de Deus, incluindo a exortação ao arrependimento, a advertência sobre a condenação eterna. Tudo. Toda a verdade. Penso que se não começar com uma volta à Palavra e à oração fervorosa, a uma vida santa não estaremos fazendo muita coisa e a situação irá de mal a pior. Comigo e com você esta responsabilidade. Deus se apiede de nós.

   Hoje, muitos  líderes e pregadores  não querem ofender ninguém com a pregação completa  do evangelho talvez  porque deixaram  compreensão da majestade do Deus da glória, talvez porque a ênfase hoje está no homem como o centro das coisas, esquecendo-se daquele que é o centro de tudo, cuja soberania abala a terra e entra com o seu bendito e verdadeiro evangelho nas nações, diante do qual os seus inimigos não podem resistir:

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. Salmos 46:10
   
 Quando da entrada do evangelho no Brasil, houve que resistisse, mas eles não venceram, porque o nosso Deus é maior do que eles. Contudo, muitos pregadores e líderes desta geração preferem diluir os aspectos de advertência do evangelho e pregam um evangelho facilitado que aponta a necessidade de aceitar Jesus, sem advertir de que quem não crê no Unigênito Filho de Deus já está condenado; outros líderes preferem depender de métodos e técnicas da administração e psicologia (Conheci e  alguns líderes que sempre estão lendo algo que saiu no mercado editorial mas são incapazes de fazer um jejum, de levar uma vida profunda com a Palavra de Deus, a Bíblia e com a oração.), como se este evangelho tivesse, ao longo da história da igreja, penetrado nas nações com os recursos do homem; preferem depender de homens na política, como se Deus não fosse Todo-Poderoso e não pudesse fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.
   
Eu e você precisamos agir em oração e pregação. Não devemos ficar parados. Cresçamos, oremos, preguemos e permaneçamos firmes porque o Senhor é conosco. Oremos pelos líderes e pastores das igrejas no Brasil. O Deus de Jacó é o nosso refúgio:

“Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro”. Is 8:13

   Vamos insistir no evangelismo bíblico, Ele honrará nossa fé. Jesus é o nosso Capitão, estará à frente. As vidas serão verdadeiramente transformadas. Paulo pregava e vivia assim: seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Só Assim veremos vidas verdadeiramente transformadas nos templos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário