Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Oração no Espírito


                                                                                                                                                    Carmelo Peixoto



“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Ef. 6:18


    A oração no Espírito é um tema da vida cristã  pouco compreendido. Eu ainda não vi sermões e estudos com freqüência sobre o assunto. Nada é mais definidor da vida espiritual de uma pessoa do que sua vida de oração. O orar no Espírito então é que deve ser o mais importante  para  a conduta Cristã  e também para o cristão  avaliar sua vida espiritual.    

    Creio que prestarei um bom serviço ao povo de Deus se colocar aqui alguns pontos sobre o assunto, extraídos livreto Orando no Espírito,  que a propósito constitui o vigésimo quinto capítulo do livro O Soldado Cristão, de D. M. Martin Lloyd-Jones, publicado pela PES.  Seguem então estes pontos que me parecem salientes. Os trechos do Doutor Martin Lloyd-Jones estão em negrito para destacar das minhas observações e paráfrases.

    Em Filipenses 3:3, Paulo afirma “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.”  Paulo fala que os cristãos são diferentes dos judeus e dos judaizantes, cujo aspecto externo da religião era o que contava. Suas orações, por exemplo, eram formais, mecânicas. Mas nós somos a circuncisão, nós que servimos a Deus em espírito e não, na carne nem andamos  nos pensamentos da carne; nós nascemos de novo, recebemos vida espiritual. Judas também nos exorta em termos que são exclusivamente concernentes à esfera espiritual e não ao aspecto externo da religião:

  “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Judas 20,21)

    Destaco aqui a expressão “orando no Espírito Santo”. Mais uma vez o que se tem é uma referência à oração no Espírito. A carne, sabemos, para nada aproveita ( Jo 6:63).  A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus (Rm 8.7). Então eu tenho que a vida que a vida cristã verdadeira só pode ser vivida no Espírito e de modo particular, que observamos aqui, a oração. Orando no Espírito, diz Judas, Orando no Espírito, diz Paulo. Não se diz na Bíblia sobre  outro tipo de oração que não seja no Espírito, já que “a carne para NADA aproveita”. Assim temos que orar no Espírito é a única condição certa para orar. Para se orar verdadeiramente, tem-se que orar no Espírito. Por esta razão é da maior importância compreendermos isto.

   Existem aspectos externos e formais na oração, mas que não são determinantes da verdadeira oração. Por exemplo, pode-se orar de joelhos, em pé, em público, silenciosamente (sem palavras) na rua, na igreja, em pequenos grupos: pode-se orar com ordem: confissão, gratidão, louvor, petição. Estes são aspectos formais que não podem substituir ou estarem separados da condição fundamental que citamos acima: orar no Espírito, que é o aspecto primordial. O que se vê contudo é uma preocupação com o externo, o litúrgico,  o formal que são importantes, mas não podem substituir o fundamental. Quem não ora no Espírito está fora da orientação da Palavra de Deus.

   O elemento vital da oração é orar no Espírito. Afirma Martin Lloyd-Jones:

 “A verdadeira oração é a que é feita ´no Espírito`. É o oposto de pôr a confiança em formas e no ritual” Não deem ouvidos a esses judaizantes, diz Paulo aos filipenses; eles dirão que vocês só poderão num templo, ou que só poderão adorar se adotarem certas formas e cerimônias, de certo ritual. Depois profere a palavra positiva: “ A circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito”, isto é, de maneira espiritual. Toda e qualquer outra adoração ou oração é mecânica, externa, formal; não é aceitável a Deus. Vemos, pois, a necessidade desta exortação, deste acréscimo: “no Espírito” (...) Podemos  dizer que “orar no Espírito” é oposto das orações frias, formais, que não vêm do coração”
(p. 17-18)

    Nada mais claro do que isto. Quanta oração é mecânica, apenas litúrgica, para o momento do culto, sem vida, mecânica, formal, ritual, fruto de uma mente e não do coração. Há tanta gente sem dinamismo espiritual, consumista, materialista, que tenta ou parece querer reduzir a vida cristã a comportamentos mecânicos. Oração no Espírito não é oração emocional, pois se refere ao Espírito Santo. Mais uma vez Lloyd-Jones:

Oração no Espírito. Isto significa que o Espírito Santo dirige a oração, cria a oração dentro de nós e nos capacita a elevá-la a Deus. “ Não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós” Ele faz isso em nós, ele nos dá as petições, Ele ordena a nossa mente, Ele nos dá a oração, Ele a dirige, Ele a reveste de poder. (P. 19)

    Só os salvos por Cristo, só os nascidos de Deus podem orar assim; e mais, só os salvos que não vivem suas vidas relaxadas sem leitura diária e oração; só os salvos que estão em comunhão com o Senhor. Os vigilantes, que frequentemente desenvolvem sua fé, crescendo no conhecimento e na graça de Cristo. Crentes que levam uma vida descuidada, satisfeitos com o que já receberam do Senhor, cujos olhos estão fascinados por este mundo; crentes fracos e bebês na fé, apesar de terem tempo de convertidos, que nunca aprenderam a andar no Espírito, controlados por Ele, deixando que Ele presida suas vidas, terão dificuldade para orarem assim.  É o Espírito que conduz o crente na liberdade de orar, ele não precisa se esforçar, a oração passa a ser um deleite e não uma obrigação. Esta é a verdadeira e legítima oração. Ela é marcada pela soltura, as palavras brotam com espiritualidade e impactam as pessoas ao redor, elas trazem glória para Deus.

   “A palavra grega traduzida “orar em” o Espírito pode ter vários significados diferentes. Por (sic) significar “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de” e “em conexão a”. Orar no Espírito não se refere apenas ao que estamos dizendo, mas ao modo como estamos orando. Orar no Espírito é orar de acordo com a orientação do Espírito.” (http://doutrinas.blogspot.com/2010/11/orar-no-espirito.html)

   Devemos pedir pela nossa vida de oração, podemos pedir: Oh, Deus! Dá que eu ore no Espírito, como te agrada.  Neste mesmo sentido diz Spurgeon, o príncipe dos pregadores:

   "A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doardor de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar...” Charles H. Spurgeon

   É no domínio do Espírito, em comunhão com Ele, por meio dEle que podemos orar:  “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8:26,27)

   Termino aqui com mais um trecho de Martin Lloyd-Jones no seu no texto Orando no Espírito:

   “Orações formais, orações lidas – não são estes os meios pelos quais podemos “agarrar-nos a Deus”. Mas, se vocês estiverem no Espírito, poderão fazê-lo...procuremos  aprender a orar no Espírito. Uma vez que o tenham aprendido, não ficarão satisfeitos com nada menos que isso, sentirão que tudo mais é falho e leva ao fracasso. Ser tomado pelo Espírito, saber que ele está iluminando sua mente e movendo o seu coração, dando-lhe liberdade de palavras, liberdade de expressão, e entendimento das coisas da esfera espiritual, é disso que precisamos”.

Orar no Espírito é orar em espírito e em verdade, e não na mente carnal; É orar sob o controle do Espírito, quando a alma está controlada pelo Espírito de Deus. É uma oração do coração de alguém que está em íntima comunhão com o Espírito, recebendo dEle a própria oração. Esta é a verdadeira oração. É desta oração que precisamos para vencer o diabo, o mundo e a carne. Sem esta oração diária e “no Espírito”, desanimaremos. O homens têm o dever de orar sempre e nunca desfalecer. Oremos no Espírito, Ele mandou. Somos dEle em Cristo Jesus, nosso vitorioso Senhor e Salvador. Um abraço, em Cristo.

     Visite o nosso blog Oração e Avivamento: carmelopeixoto.blogspot.com


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário