Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

sábado, 9 de abril de 2011

O que a oração tem feito na história da Igreja Cristã ?


           

                                             Carmelo Peixoto


   “Para fazer frente a esta geração ávida pelo pecado, só uma igreja ávida pela oração.”
    (Leonard Ravenhill)

  Você pode responder a uma pergunta desta? Quanto tempo levaria um expositor bíblico dedicado para responder a esta pergunta sob a forma de estudo bíblico ?  Creio que esta resposta se concretizaria em um ensaio teológico vigoroso. Possivelmente, a extensão de um estudo desta natureza forçaria o estudioso da Bíblia  a passar anos se debruçando sobre a Palavra de Deus entre outros livros e documentos. A oração está presente nos grandes avivamentos religiosos e nos momentos mais íntimos e desesperados do cristão quando está no seu quarto. Está presente nas mais diversas esferas de vitória da igreja local e da igreja de uma nação. Ela venceu exércitos, elevou homens à condição de estadistas, transformou pastores e ministérios infrutíferos em revolucionários espirituais de sua cidade e nação.
A respeito dela escreveram os maiores santos que já viveram nesta terra amaldiçoada pelo pecado. Ela traz orvalho do céu, destrona os poderosos, levanta os humildes, socorre os aflitos; é a mola ou alavanca que move obstáculos oftalmicamente intransponíveis, assegura e consolida as conquistas, renova as forças do cansado, dá esperança ao abatido, abre os olhos espirituais dos perdidos e ilumina a visão dos santos. Por ela, os santos revigoram suas forças e abrem seus corações e forças vitais mais secretas. Estas grandiosas maravilhas ocorrem porque a oração mobiliza a graça de Deus.


“Será que em nossos dias não estamos confiando demais no braço de carne? Por que será que não podemos presenciar as mesmas maravilhas que ocorreram no passado? Os olhos do Senhor não passam mais por toda a Terra para mostrar-se forte para com aqueles que confiam totalmente nele? Ah, que Deus me conceda uma fé mais prática! Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Está esperando que um novo Elias clame por ele.”
(James Gilmour, da Mongólia)


   Nenhum ímpio, por mais inteligente e poderoso que seja, tem o privilégio de adentras às suas câmaras; ela é mais simples do que se possa imaginar e mais complexa do que a construção de um império porque sua essência não  é feita de materiais concretos, financeiros, metodológicos ou políticos. Ela extrapola os objetivos espirituais dos que a ela se dedicam. Surpreende os intercessores e os não intercessores, desafia ao mestre e ao novo discípulo, é uma das ferramentas do crescimento espiritual e da libertação; esta ferramenta bendita tirou Pedro das cadeias, revelou a Daniel os planos misteriosos do Deus altíssimo, permitiu a igreja anunciar com ousadia a Palavra de Deus, como se vê no livro de Atos dos Apóstolos. Foi quando estava orando que Paulo recebeu o chamado juntamente com Barnabé. Deus usa a oração, Deus opera com a oração. Este é o segredo das igrejas que crescem com qualidade sem inchar: não se precisa nem se depende de métodos nem de apelos insistentes, nem de programações mirabolantes ou de pregadores de longe. A oração é para os santos, os que se sabem fracos e dependem da graça de Deus.

   A oração está aí colocada por Deus na sua bondade e misericórdia porque é grande o mal que pesa sobre o homem, por causa de suas angústias e desespero -até no riso sente dor o coração -, porque a natureza geme com dores de parto, porque há crianças e velhos abandonados, há pessoas sem esperança, há uma multidão perdida como ovelhas sem pastor, porque há doença, assassinato e traições, depressão e suicídio e muita fantasia para encobrir tudo isto. É pela oração que tudo isto é posto de diante do Senhor da glória, do compadecido  pai de órfãos e juiz das viúvas, do Deus que se entregou na cruz pelos pecadores.
  
   Oh que Deus nos dê a convicção de que o mais importante para nós é orar, que somos chamados a orar, que somos cooperadores da verdade, que não somos deste mundo e que somos os braços e as mãos de Jesus, o príncipe da paz, que a nossa pátria está nos céus e não podemos nos conformar com a terra e com seus habitantes passageiros e sua concupiscência passageira.

  Irmãos, orem para desenvolverem um espírito de oração, isto é, uma atitude consciente da responsabilidade e desejo constante de orar. Quem ora está em melhores condições de enfrentar a batalha, de vencer o inimigo e os inimigos, os problemas. Quem ora se fortalece e altera a realidade espiritual do mundo. Onde estão os homens de oração? Estão gastando tempo com os negócios e o entretetenimento? Onde estão os pregadores e líderes que receberam o privilégio de rogar aos pecadores que se arrependam pela pregação do evangelho, como embaixadores do Reino de Deus ?  Por que tão pouca ênfase em oração? Deixamos de crer nos poderosos feitos de Deus ? O que está acontecendo com a igreja? Desviamos o foco das coisas do céu e colocamos nossos olhos nas coisas do mundo? Voltemos nossos olhos para a história da igreja cristã e perguntemos quais foram os momentos de vitórias e avivamentos vividos pela igreja dos quais a oração esteve ausente? Que direito temos nós cuja vida é um vapor de desprezar a oração de nosso viver diário? Voltemos à oração, a esta riqueza gloriosa à disposição do crente. Dependamos do nosso Deus que nos vai ensinar a orar como convém e intercederá por nós. Quero deixar este conselho sobre oração vindo de um dos maiores homens que este mundo já viu em termos de poder espiritual:

     "A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo."
Charles H. Spurgeon (1834-1892)

   Deus nos dê este entendimento. Oremos pela nossa vida de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário