Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Súmula sobre O Grande Despertamento

Amados, segue um trecho de livro sobre o Avivamento, para nos mostrar a importância de um avivamento na Igreja.




                       O Grande Despertamento
 

    Este avivamento na América começou em 1735. O avivamento de Jonathan Edwards foi o começo deste despertamento  que continuou por uns vinte e cinco anos, e foi poderoso em muitos Estados da América do Norte.
    De Northampton, o avivamento espalhou-se até Hadley do Sul, Suffield, Sunderland, Green  River, West Springfield, Long Meadow, Enfield e Northfield. Destas cidades, como centro, espalhou-se por Nova Inglaterra e Estados Centrais.
    Os líderes deste avivamento foram Edwards, os Tennents, Davenport e Whitefield. As pregações de Withefield despertaram o País todo; mas devemos lembrar-nos que ele pregava a um povo cujos corações estavam preparados, e que ansiava pela mensagem do Evangelho.
    Deste período William Conant escreve: “A pregação do Evangelho era acompanhada do poder mais admirável em toda a parte de Nova Inglaterra; e os avivamentos deram nova vida e multiplicaram membros para as Igrejas, em maior número de cidades do que podemos assinalar neste pequeno espaço, por todo o Estado de Nova Inglaterra e Estados do Centro.
    “Não se pode duvidar que pelo menos 50.000 almas foram acrescentadas às Igrejas de Nova Inglaterra, pessoas que vinham de uma população de 250.000   -  fato suficiente para revolucionar,  com realmente o fez, o caráter religioso e moral do País, e para afetar o seu destino”.
    “Nada menos de 150 novas Igrejas Congregacionais foram fundadas em vinte anos. O crescimento de Igrejas Batistas na segunda metade do século, foi ainda mais admirável, aumentando de 9 a 400 em número, com um total de Trinta mil membros.” Houve idêntico crescimento na Igreja Presbiteriana e em outras.
  “Os novos convertidos eram ‘fervorosos em espírito’. Eles tinham paixão pela salvação das almas. Empreendimentos nunca vistos foram empregados imediatamente para a divulgação do Evangelho. Alguns iam de casa em casa , em suas respectivas vizinhanças, ‘admoestando e ensinando a todo o homem’, exortando a todos a voltar-se ao Senhor. Pastores piedosos eram despertados a um esforço fora do comum, e crentes antigos revovavam a mocidade. O Senhor dava a mensagem e grande era o número dos que a anunciavam”.  
    “Eles tinham profundas convicções do mal do pecado e do perigo do estado de rebelião. O amor de Deus em Crsito dominava-lhes as almas. As suas visões das solenes realidades do mundo vindouro eram vívidas e comoventes. Seus ingentes apelos faziam tremer os duros de coração, silenciar os perversos , e arrancavam lágrimas dos pecadores arrojados e endurecidos. Dezenas de milhões curvavam-se ante o poder da Verdade. Alguns dos mais poderosos pregadores emigraram para outros países; e por onde quer que iam, dilúvios de bênçãos corriam sobre a terra”.

Extraído de História dos Avivamentos Religiosos, de William E. Allen. Trad. De Helcias Câmara. Rio: Casa Publicadora Batista, 1958. P. 22-24.









Nenhum comentário:

Postar um comentário