Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

sábado, 2 de julho de 2011

Oração: A Maior Força do Mundo


                                                               Carmelo Peixoto


            “Nesta era atômica, quando forças têm sido liberadas
               para abalar os pensamentos e a imaginação do homem,
               é bom lembrar que a oração transcende em poder todas 
               as demais forças. ( F. I. Huegel)

              “Meu coração está tranqüilo - mas eu estou ansioso por avivamento.
             Tenho paz, mas ainda estou em guerra contra os principados e
             potestades e contra tudo o que atravanca e bloqueia o canal
             por meio do qua  o avivamento poderia vir à Igreja.” 
            (Leonard Ravenhill)



    Se a oração não fosse a força mais poderosa no mundo, os homens já teriam mutuamente se destruído totalmente  ao longo da história ou o sofrimento humano teria sido dez vezes maior. Graças a Deus que ela é a força mais poderosa da Igreja, pois não há força que toque o coração de Deus, como a oração. Desta convicção bendita é o que a Igreja mais precisa. Se não houvesse demônios enganando, roubando, matando e destruindo as almas, levando-as para a escuridão eterna, poder-se-ia objetar sobre a necessidade urgente de oração por avivamento na igreja e  de intercessão por todos os homens. Mas, uma vez que já estamos em guerra e nos foi confiada a missão de anunciar as boas novas a todos (Mt 28:20), que Deus  quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4); então só nos resta apropriarmos desta abundante graça e nos rendermos a Ele em oração, adoração, serviço  para que ele possa derramar suas bênçãos em nossas vidas e na vida da sociedade ao nosso redor.

     Como é necessário manter a mente consciente da necessidade e importância da oração. Frequentemente, somos bombardeados pela importância de conhecer. O conhecimento tornou-se  no mundo moderno secularizado elemento de posição, deixando outros aspectos devocionais em segundo plano. A Igreja esqueceu que o conhecimento da verdade é segundo a piedade: “Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,” (Tito 1:1) (Grifo nosso)  e ainda Paulo: Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; (1 Coríntios 12:8). Talvez por isso há muita gente conformada  com tão pouco de Deus. Foram educados em boas escolas, foram para a universidade, o universo para eles não é mais sagrado, eles não conseguem mais ver o firmamento anunciando a obra de Suas mãos (Cf. Salmo 19:1), pois o seu modo de ver é o universo do olho humano natural ou do telescópio (olho tecnológico?); a natureza para ele não é mais a do capítulo 8 de Romanos,  que geme com dores de parto, mas a dos ecologistas; a graça para ele parece não ser abundante para fazer que ele vença sua indolência; o mundo, a carne e o diabo tem alterado o olhar da Igreja, por isto ela está assim: indolente. Como ter sensibilidade se eu perdi a visão? O que eu não vejo não sinto, diz o adágio. O diabo é suficientemente sabido para impedir a visão do povo de Deus com o bombardeio de informações culturais e mundanas de todas as ordens: falsos conhecimentos científicos, apresentação de produtos tecnológicos fascinantes, tecnologias que distraem o cristão, ideologias anticristãs de natureza política e religiosa, introdução das ciências humanas no arraial da igreja, etc. Desse modo os cristãos não conseguem mais “ver” a terrível verdade, que prefiro descrever usando a frase de John MacArthur Jr.: "o mundo é um grande cemitério com todos caminhando para o fim." Quando a missionária Amy Carmichael escreveu o folheto o clamor do sangue ela usou exatamente a expressão a visão de uma grande verdade, que era as multidões caindo no abismo e a oposição de pessoas que tentavam dissuadir os que queriam impedir de as multidões cegas caírem no abismo.

    O que isto tem a ver com a oração? A oração permite que coloquemos diante de Deus: mostra-me meu ponto cego! Abre a minha visão para ver como tu és grande, como o reino dos Céus é maravilhoso e como o inferno é terrível! Não me deixe na insensibilidade dos egoístas? Eu sei que o Senhor colocou nas mãos de Tua Igreja a Pérola preciosa que é o evangelho, não me deixes, pois, ceder às pressões do mundo, da carne e às oposições do diabo!  Os homens de oração têm a sua visão adquirida com a oração, seu poder adquirido no recinto de oração. Paulo sabia disso quando escreveu:

    “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,” (Efésios 1:16-19)

    Não cessava de dar graças e lembrando nas orações (pedindo) que os crentes tivessem espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do coração, para que soubessem qual a esperança da vocação deles e as riquezas da glória da sua herança nos santos. Os termos grifados pertencem ao campo do saber. Este conhecimento, contudo, não é intelectual, mental, fruto de raciocínio; é uma iluminação espiritual. Veja que tudo que começa com a oração, diz Paulo: lembrando-me de vós nas minhas orações. Ele sabia que esta visão só podia vir de Deus.

    Hoje, diante de tantos desafios, precisamos orar assim. Dá-me a visão, Deus. É a única saída, oração nos padrões espirituais do Novo Testamento. A oração torna o homem de Deus fortalecido e o faz prosperar, ela o centro da vida cristã, nela podemos louvar, agradecer, adorar, confessar, ampliar nossa visão, receber consolo, interceder pelos pecadores, podemos ser chamados ao ministério, como Paulo em Atos 13, podemos pregar com poder, como a igreja em Atos 4. Precisamos de uma visão clara, ter o coração quebrantados pelos pecadores, sair da indolência; estamos diante de uma conspiração maligna que tenta nos paralisar. Nossa resposta deve ser erguida com a força que vem da oração, do clamor a Deus, pelos homens, pela igreja, pela família.

   Deus nos dê a graça de orar para alcançarmos novas alturas na vida de oração. Só os salvos têm este privilégio e este prazer. Os homens têm o dever de orar sempre e nunca esmorecer.

carmelopeixoto.blogspot.com


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário