Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

domingo, 21 de junho de 2015

Porta Estreita e Caminho Apertado

                                                                                                    Carmelo Peixoto
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:14

O título parece desnecessário na segunda expressão, pois o versículo no qual está baseado é bastante conhecido e está na  fala do Senhor Jesus: "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:14).  No entanto, quando se olha para a situação espiritual de hoje na igreja em países como o nosso, vê-se a necessidade de lembrar que, depois de desejar entrar  no Reino de Deus, depois aceitar Cristo pela fé no seu sangue, de fazer parte do Corpo de Cristo, o cristão precisa reconhecer que a vida cristã implica abnegação. Quem entra no Reino (pela fé no sangue do Cordeiro de Deus) nunca deve esquecer que assim como a porta é estreita, o caminho é apertado. Vai ter que seguir o Cordeiro tomando dia a dia a sua cruz, vai ter que fazer estrada reta para os pés, não desviar-se nem para a esquerda nem para a direita, amar os inimigos, combater o erro, crescer no conhecimento e na graça, defender a verdade da Palavra de Deus ainda que fique só ou abandonado pelos amigos. Vai precisar olhar a vida com os olhos de Deus, isto é, ter sabedoria. Vai ter que ser ousado, orar, às vezes, por mudanças de líderes e pregadores que causam escândalos como o fez Paulo no seu zelo, denunciando e expondo os erros ( Paulo não era omisso e frouxo como muitos hoje); romper com amizades que não glorificam a Deus para que Deus seja exaltado; vai precisar abandonar os hábitos da carne, as perspectivas da filosofia do mundo que não trazem paz ao coração. Vai precisar combater os próprios ídolos, vaidades e costumes mundanos. Vai ter que aprender a ser corrigido, humilhado, abandonado, desprezado e até rejeitado por uma igreja secularizada, infiel, que se esbalda em festas pagãs por desconhecer as Escrituras Sagradas. Vai ter que aprender a silenciar, esperar o tempo de Deus, ter discernimento, continuar confiando nas promessas, não julgar ninguém; vai ter que se submeter às lideranças fiéis e saudáveis e não dar ouvidos às que não ouvem a Palavra de Deus. Vai ter que ter como propósito central da vida viver para a glória de Deus e deixar guiar-se, efetivamente, por este propósito com graça de Deus. De fato, o caminho é apertado, mas conduz ao céu. É um caminho de responsabilidade, santidade e combate. Exige determinação e fé.

Ah... irmãos, que o Senhor nos conceda graça  suficiente para entendermos que tudo isto vale a pena, que este caminho apertado é o melhor e o mais elevado, pois nos eleva Àquele que habita nas alturas, cuja luz nenhum dos homens viu nem pode ver; que Jesus Cristo está conosco até o fim dos tempos, e que Ele é digno de receber a honra e a glória de nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário