Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sofrimento do Servo: A Benção Incompreendida

                                                                                                  Carmelo Peixoto
   
      Quando você se sentir desprezado, rejeitado, desvalorizado, incompreendido, lembre-se de José. Observe comigo: foi rejeitado pelos irmãos, por causa da inveja de um lado, mas precisava ser humilde por outro; Deus ensinou coisas a José que, sem o poço, sem a casa de Potifar, sem a prisão, ele não teria aprendido e consequentemente não teria sabedoria para governar o Egito.  As coisas ocultas do futuro do Egito, os anos de prosperidade, os anos de fome, Deus mostrou ao prisioneiro José, àquele que havia sido rejeitado, jogado, desprezado. Sofrimento abençoado, que levou José a ser o instrumento de bençãos para toda a sua família na terra de Cam. Sobre Jesus, a Bíblia diz que "embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hebreus 5:8)
      Quando você se sentir rejeitado, lembre-se do nosso salvador:  “Ele não tinha aparência nem formosura. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é sofrer. Ele era como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizeram caso” (Isaías 53: 2-3)
No entanto, o relato não para aí, mais adiante, o profeta:

4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
      Ele fez a nossa redenção, "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; ..." conforme um trecho do versículo 5 na nova versão internacional.

      O bombardeio sobre a igreja é para ela fazer questão das coisas materiais, do sucesso social e econômico, mas a descrição da humanidade em Romanos 3:10-18 descreve bem a qualidade de vida da humanidade, comprovada pela História. Leia esta passagem. Como afirmamos, o mundo, a carne e o diabo apelam para que o povo de Deus ceda à lógica do consumismo, do conforto e do sucesso, aquela velha mentira de "vencer na vida". Além disso, o crente vai-se esquecendo do principal, que é colocar o foco na glória de Deus, na eternidade, na vida de louvor e ação de graças, de oração e de serviço Àquele que nos chamou para sua glória, pela redenção que há em Cristo Jesus. Começam os crentes a fazer questão de tudo, até de ser reconhecidos, admirados, elogiados. Cuidado amados, deem graças também quando não forem reconhecidos, quando forem desprezados pelos familiares, pelos amigos, pelos colegas.  Identifiquem-se com Jesus, tenham José como um exemplo. Quero terminar com só mais esta referência do apóstolo Paulo em Romanos 5:

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.


      




Nenhum comentário:

Postar um comentário