Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Intervenções de Deus na História (fragmento)

                                                                              Hernandes Dias Lopes

    Graças a Deus, graças a Deus, no dia 23 de setembro de 1723, na Alemanha, com o Conde Ludwig van Zinzendorf, começa um movimento bendito e glorioso: um movimento de oração, de volta para a Palavra e missionário. Esse movimento marcou de tal maneira a igreja, que eles começaram uma reunião de oração que durou cem anos:  24 horas por dia havia gente de plantão em oração. Pois bem, os morávios foram aqueles que mais enviaram missionários ao mundo. Para cada 25 morávios, um era enviado como missionário ao mundo. Foram eles que influenciaram um grupo de moços, em Oxford, na Inglaterra, a começarem uma reunião de oração. E aqui, Deus começa a fazer coisas lindas. Sabem por quê? Porque nesse período, a Igreja de Deus está despertando em oração, mas o mundo lá fora está completamente entregue ao ceticismo.
    Na cultura secular estão em voga o iluminismo e os enciclopedistas, os grandes luminares do saber humano, que começam a dizer: a igreja acabou. Voltaire chegou a dizer: "dentro de algumas décadas, a igreja estará eliminada da face da terra". Ted Hilmer afirmou: "Quem queimar uma Bíblia ou um livro de teologia prestará um grande serviço à humanidade".
    Nesse momento, a Europa está falida espiritual e moralmente.  Para termos uma ideia, em Londres reinava a jogatina, a bebedeira, o pecado; de cada seis casas em Londres, uma era um prostíbulo... pregadores... Desciam do púlpito para se embriagar nas mesas de jogo.
    Nesse mesmo período, o liberalismo começa a tomar de assalto os seminários. Surge então dentro da Igreja um movimento para questionar a veracidade da Bíblia. Pois bem, Deus levantou homens naquela reunião bendita do clube santo em Oxford, numa noite devigília em 31 de dezembro; alguns jovens reunidos depois da meia -noite em oração de repente são batizados com o batismo de poder, são profundamente influenciados pelo poder de Deus...
    Multidões se ajuntaram para ouvir a Palavra de Deus. As praças ficavam apinhadas de gente para ouvir João Wesley e George Whitefield pregarem a Palavra de Deus. O Evangelho começou a se espalhar, e a Igreja levantou-se... em poderosas ações soberanas do poder  de Deus. Ao mesmo tempo, criaram-se as agências missionárias, com William Carey, Hudson Taylor, Adoniram Judson e David Livingston, que vai estudar a África e tornar-se um dos maiores benfeitores da humanidade, descobrindo caminhos e rotas em todo o continente africano.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário