Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Intimidade x Superficialidade: A Luta do Cristão

                                                                               
                                                            Carmelo Peixoto                                                                                                             “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” Salmos 25:14

 “Vivemos numa época pragmática. As pessoas hoje em dia não estão primariamente interessadas na verdade, e sim, em resultados. Sua pergunta sempre é: Isso funciona? Estão freneticamente buscando alguma coisa que possa ajudá-las.” (Martin Lloyd-Jones)

 A verdade sempre foi preciosa: não se consegue a não ser pela graça. Não se fica nela sem seriedade e perseverança. Não permanecer na verdade leva à futilidade, pois o mundo está cheio de armadilhas e distrações, além de opressão, é claro pois “ o mundo jaz no maligno”. Muitos cristãos modernos não examinam as Escrituras para ver o que podem fazer  para se libertar de seus problemas. Como resultado, acabam por encontrar métodos humanos para resolver tais dificuldades. Como todo método humano tem a marca do criador humano está sujeito a falhas. Então é isto o que acontece. Nesta época de superficialidade e de instantaneidade, as soluções que resultantes  de um trabalho mais lento, como do estudo diligente das Escrituras, da oração perseverante, por exemplo, ficam em segundo plano. O resultado é que estamos sempre acumulando problemas, porque o método de Deus não foi considerado. Para o não cristão, embora seja errado, pelo menos se compreende que ele (o não cristão) busque soluções imediatas e superficiais.

Para o cristão, que sabe que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que não há sabedoria neste mundo que se compare a dEle, é inadmissível que este procure resolver seus problemas de modo instantâneo e superficial. Vejamos o problema do cristão: Ele sabe que está cercado por um mundo injusto, mas do que qualquer outro cidadão. Sabe que não pode usar meios ilícitos para prosperar, sabe que é sua responsabilidade, se preciso for, sofrer o prejuízo, para assegurar o testemunho; sabe que não deve se vingar, sabe que deve dar a outra face, deve ter paciência, compaixão, amar os inimigos, perseverar em oração, prosseguir para o alvo, ter esperança, continuar servindo, não usar métodos carnais para combater o mal, seja uma calúnia ou um fracasso no casamento. Enfim, na vida de um cristão, embora desfrutando da presença do Senhor, ele sabe que está em luta contra o mal (o mundo, a carne e o diabo). Diante deste quadro, como se concebe um cristão se afastar da contínua reflexão na Palavra de Deus, que é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos?  A Bíblia diz que é grande o mal que pesa sobre o homem.  Não é com pouca coisa que resolvemos os problemas, precisamos de crescimento espiritual, precisamos crescer no conhecimento e na graça do Senhor, precisamos estar juntos com outros, ajudar e sermos ajudados (isto já requer humildade), precisamos de discernimento, conhecimento da Bíblia, visão espiritual, perseverança, sabedoria. 

O que estou tentando dizer é que não resolveremos problemas no casamento do dia para noite, não resolvemos problemas financeiros do dia para noite. Tudo isto é grande demais para nós. Por tudo isto, uma vida de profundidade no campo espiritual se faz necessária. A vida de profundidade: leitura da Bíblia, oração, estudo bíblico, comunhão, adoração, serviço, testemunho, compaixão, humildade, como já coloquei no início.  A Biblia revela Deus , o Criador e Salvador do mundo, na Pessoa do Senhor Jesus. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Suaa  Palavras estão registradas nos Evangelhos (Mateus,Marcos, Lucas e João). Precisamos ler o Evangelho de Jesus Cristo, meditar nele, aplicá-lo, isto requer perseverança, fé, mas é o único método seguro. Voltemos para o Evangelho, vejamos  Jesus curando, ensinando,  ressuscitando mortos. Uma vida de comunhão mais íntima com Deus, soluções que vão mais longe, que permite que sondemos nosso coração. Não podemos esquecer que o pecado entrou no mundo por um homem e o pecado trouxe a morte (cf.Romanos 5:12) mas Jesus Cristo veio para que tenhamos vida,  e vida em abundância. ( cf. João 10:10) Permita-me acrescentar. Estou entendendo que este parece ser o problema de muita gente. Soluções imediatas sem a Bíblia, para depois constatarem que , de fato, o caminho é estreito.  De que lado o cristão deve ficar?  Da vida que privilegia as coisas do coração, com a luz da Palavra de Deus e a graça do Senhor Jesus. Intimidade com Deus, diferente do que comumente se vê. A superficialidade não resolve os problemas, especialmente os grandes. A intimidade com Deus resolve, ampliará nossa visão espiritual e assim poderemos usar nossas armas espirituais para combater o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário