Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

quinta-feira, 1 de abril de 2021

O Cristo invencível nos tempos de angústia

                                                                                         Carmelo Peixoto

 “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!” (Lc 19.38).

"Soberano sobre todas as plantas e todos os animais, da baleia-azul aos microscópicos vírus assassinos."    John Piper

 Este post tem como propósito alentar o coração do abatido usando uma sequência de versículos e uma compilação de  afirmações sobre textos bíblicos extraídas de vários autores, que são considerações sobre O Salvador e Senhor Jesus Cristo, que é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para fortalecer a fé dos que se encontram abatidos diante dos fatos que estão acontecendo no mundo. 

 A Bíblia e a Esperança

 “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado; ele salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Sl 34.18-19).

 “Multiplicando-se em mim as inquietações, as tuas consolações me alegram a alma” (Sl 94.19)

 “Nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17.25).

 “Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, diante dos filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam” (Sl 31.19)

 “Ainda que entristeça alguém, terá compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.” (Lamentações 3.32-33)

 “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos” (Sl 63:1-4).

 “Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará”   (Sl 34:4-10).

 “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Is 40:31)

 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

 “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”

(Isaías 46:9,10)

 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”  (Fl 4:6,7) 

“À medida que cremos, descansamos – ou seja, vemos o mundo com as lentes da graça e nos alegramos naquele que controla a vida. Crer que a presença de Deus é melhor que a vida parece ser o exercício mais transformador – da mente, do coração e da visão de mundo – que qualquer pessoa possa experimentar no dia mau.”    Ronaldo Lidório 

Jesus o Rei

 1. Jesus era um rei, e não qualquer rei, mas aquele enviado e nomeado pelo Senhor Deus. Eles conheciam como Isaías o havia descrito - como soberano sobre um reino invencível e sem fim:

 “para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.” (Is 9.7).

 Um reino universal e sem fim apoiado pelo zelo do Deus Todo-Poderoso. Aqui  estava o Rei do universo, que hoje governa as nações e as galáxias, e para quem a América, o ISIS e todos os seus estados políticos são apenas um grão de areia e vapor. (1)

 2. Ouça o que ele disse em Lucas 18.31-33 pouco tempo antes:

 “Tomando consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito [planejado!] por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem; pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido; e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.”

 A traição, a zombaria, a vergonha, o cuspe, o açoite, o assassinato - e muito mais - foi planejado. Em outras palavras , AS LÁGRIMAS DA MISERICÓRDIA SOBERANA DO SALVADOR, a resistência, a rejeição, a descrença e a hostilidade não foram uma surpresa para Jesus. Elas eram, de fato, parte do plano. Ele diz isso.

3 Apocalipse 1:10-18

 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.


Neste trecho do livro Estudos no livro do Apocalipse, Pr. Hernandes Dias Lopes, comenta trechos do capítulo 1. Ele fala sobre a visão do Noivo, que é Cristo.  Observe como Cristo é apresentado como irresistível  - para usar uma expressão utilizada pelo próprio Pastor Hernandes.

 João tem a visão do Noivo na sua glória excelsa - v. 13-18

 • João vê dez características distintas do Noivo da igreja em sua glória e majestade:

1) Suas Vestes (v. 13) - Falam de Cristo como Sacerdote e Rei. Ele nos conduz a Deus e reina sobre nós.

2) Sua Cabeça (v. 14) - Falam da sua divindade, da sua santidade e da sua eternidade.

3) Seus Olhos (v. 14) - Falam da sua onisciência que a tudo vê e perscruta. Ele é o juiz diante de quem tudo se desnuda.

4) Seus Pés (y.,1.5) - Isso fala da sua onipotência para julgar os seus inimigos. Convém que ele reine até que ponha todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15:23).

5) Sua Voz (v. 15) - Isso fala do poder irresistível da sua Palavra, do seu julgamento. No seu juízo desfalecem palavras humanas. A voz de Cristo detém a última palavra e é a única a ter razão.

6) Sua Mão (v. 16) - A mão direita é a mão de ação, com a qual age e governa. Isso mostra o seu cuidado com a igreja. Ninguém pode arrebatar você das mãos de Cristo (Jo 10:28).

7) Sua Boca (v. 16) - Essa Palavra aqui não é o Evangelho, mas a Palavra do juízo. A única arma de guerra usada pelo Cristo conquistador no capítulo 19 é a Espada que saía da sua boca (19:5). Essa é a cena do tribunal, onde é proferida a sentença judicial, e precisamente sem contestação.

8) Seu Rosto (v. 16) - A visão agora não é mais de um Cristo servo, perseguido, preso, esbofeteado, com o rosto cuspido, mas do Cristo cheio de glória. A luz do sol supera o brilho dos candeeiros.

9) Sua Perenidade - O Primeiro e o Último (v. 17) - Ele é o criador, sustentador e consumador de todas as coisas. Ele cria, controla, julga e plenifica todas as coisas. Cristo aqui é enaltecido como vitorioso sobre o último inimigo, a morte.

10) Sua Vitória Triunfal (v. 18) - João está diante do Cristo da cruz, que venceu a morte. Ele não apenas está vivo, mas está vivo para sempre. Ele não só ressuscitou, ele venceu a morte e tem as chaves da morte e do inferno. Quem tem as chaves tem autoridade. Jesus recebeu do Pai toda autoridade no céu e na terra (Mt 28:18). Jesus tem não apenas a chave do céu (3:7), mas também a chave da morte (túmulo). Agora a morte não pode mais infligir terror, porque Cristo está com as chaves, podendo abrir os túmulos e levar os mortos à vida eterna.

 Confiemos naquele que é invencível e que venceu a morte, o diabo, o mundo, o pecado.   Como escreveu aquele puritano: “A morte morreu na morte de Cristo”, John Owen.

 4. “SÓLIDA E DOCE Minha voz é erva. A voz de Deus é granito. “A erva seca, e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1Pe 1.24-25). Jesus disse que a palavra de Deus na Escritura “não pode falhar” ( Jo 10.35). O que Deus diz é verdadeiro e justo (Sl 19.9). Sua palavra é, portanto, um fundamento sólido para a vida. “[…] estabeleceste para sempre [os teus testemunhos]” (Sl 119.152). Ouvir a Deus e crer nele é como construir sua casa sobre uma rocha, e não sobre a areia (Mt 7.24). A palavra dele é o tipo de conselho que você deseja seguir. “Ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria” (Is 28.29). “Seu entendimento não se pode medir” (Sl 147.5). Quando ele aconselha sobre o coronavírus, seu conselho é firme, inabalável e duradouro. “O conselho do SENHOR dura para sempre” (Sl 33.11, ARA). “O caminho de Deus é perfeito” (2Sm 22.31). Portanto, suas palavras são doces e preciosas. “São mais desejáveis do que ouro… e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos” (Sl 19.10). De fato, elas são a doçura de vida eterna: “Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna” ( Jo 6.68).”   John Piper, Cristo e Coronavírus; (4) Ver notas.

5 Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.   1 Samuel 7:12

 “Se o seu coração está desesperançado e sua alma desanimada perante as incertezas, oposições e privações, confie no Senhor! Lembre-se como Deus foi fiel no passado e como Ele o sustenta hoje. E olhe para frente com esperança renovada, pois Ele continua o mesmo. Ebenézer (“até aqui nos ajudou o Senhor”) nos faz olhar para Deus! É um chamado para a gratidão, a fé e a esperança. O Eterno guarda o caminho.”

 6. O Mestre associou a oração à vida diária com Deus, necessidade de todo ser humano (Lc 6:12), e se entristeceu porque os seus discípulos dormiam quando precisavam vigiar (Lc 22:45). Depois da sua morte vemos esses discípulos unânimes na oração (At. 1:14): Pedro e João saíam juntos para orar (At 3:1) e os apóstolos se reservaram ao ensino da Palavra e oração (At 6:4). Paulo diz que orava pelas igrejas plantadas (Ef 6:18) e Pedro exortou a vigiar em oração (1Pe 4:7). A oração permeia a Palavra como um precioso ensino para cada um de nós. Em Atos, 4 lemos que, após Pedro e João serem libertos da prisão, reuniram-se com os demais cristãos e oraram. A Palavra nos mostra que a oração foi unânime, com concordância de todos (v.24). Essa oração começa exaltando a Deus, reconhecendo que Ele está acima de todos (“Tu, soberano Senhor”), é o Criador de todas as coisas (“que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há”) e fala com os homens (“que disseste por intermédio do Espirito Santo, por boca de Davi”). Essa oração manifesta quem Ele é, o que Ele fez e como Ele fala (v.24-25).

Façamos a nossa parte, porque a oração é uma necessidade e um recurso maravilhoso e essencial à vida cristã. Oremos porque temos instruções e promessas para obter vitória através da oração:                      

“Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.”(Mc 11:24)

Notas

 (1) As lágrimas da soberana misericórdia do salvador - John Piper.. in A tristeza de vocês se transformará em alegria: Meditações para as manhãs e tardes da semana santa. Traduzido do original em inglês Your Sorrow Will Turn To Joy Copyright © 2016 Desiring God Foundation. Fiel: São José dos Campos, 2021

 (2) As lágrimas da soberana misericórdia do salvador - John Piper.. in A tristeza de vocês se transformará em alegria: Meditações para as manhãs e tardes da semana santa. Traduzido do original em inglês Your Sorrow Will Turn To Joy Copyright © 2016 Desiring God Foundation. Fiel: São José dos Campos, 2021

 (3) https://docs.google.com/document/edit?id=1Of2_SZqc6MJULvsioTCcMRlGfqA0apNTC2wmfnajBAA&hl=pt_BR

Os.:: Hernandes Dias Lopes - Estudos no Livro de Apocalipse

 (4) Piper, John, 1946 - Coronavírus e Cristo / John Piper ; [tradução: Vinicius Musselman Pimentel]  – São José dos Campos, SP: Fiel, 2020

 (5) Lidorio, Ronaldo Aos que sofrem – 10 breves devocionais para o dias de provação. P.14 / Ronaldo Lidorio. Manaus/AM: edição do autor, 2020. Recurso eletrônico (eBook)

 (6) Lidorio, Ronaldo Aos que sofrem – 10 breves devocionais para o dias de provação. Pp. 31-32 / Ronaldo Lidorio. Manaus/AM: edição do autor, 2020. Recurso eletrônico (eBook)