"Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..." Lucas 18:1
Em Lucas 22:39-54, Jesus está no Getsêmani com a alma angustiada até à morte, mas permanece em oração. Seu suor era como gotas de sangue. Os discípulos, diz a Bíblia, estava dormindo de tristeza (Lucas 22:45); em outra passagem, seus olhos estavam pesados (Mateus 26:43). Tudo isto porque a hora de passar deste mundo para o Pai havia chegado. Os discípulos já tinham sido avisados pelo Senhor que Ele seria entregue, na ceia, ao que Pedro respondeu: "Senhor estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.", (Lucas 22:33) quando, então, foi advertido que negaria conhecer Jesus, como de fato aconteceu.(Lucas 22:34,60).
Esta foi uma hora difícil para Jesus, em que vemos sua fidelidade e perseverança em oração e submissão ao Pai: "não se faça o que eu quero mas o que tu queres." (Lucas 22:42) Mas para os discípulos foi insuportável a ponto de nocauteá-los de tristeza. Aqui nós vemos duas atitudes que o crente pode ter diante da hora difícil: Pode afundar de tristeza ou orar insistentemente alcançando o socorro do Senhor mesmo que no início da oração isto não pareça provável acontecer. Veja, por exemplo, como isto é verdade: "E apareceu um anjo do céu que o fortalecia". Então, Jesus foi socorrido por um anjo, Deus enviou um anjo para Jesus pois os amigos os tinham deixado só. Jesus viveu na agonia anterior à sua paixão e morte, no jardim do Monte das Oliveiras, o que ele ensinou no versículo que encabeça este texto: orar sempre e nunca esmorecer. Que fidelidade, que firmeza, como podemos confiar neste bendito Salvador!
Na nossa compreensão carnal, temos a tendência, como os discípulos a desistirmos ou sucumbirmos à tristeza do sono, ou à fuga. É um erro. Jesus ensinou diferente. Aprendemos aqui com o nosso Senhor o modelo de reação que temos de adotar nas horas difíceis: orar sempre e nunca esmorecer. Não há alternativa, não há atalho. Insistir, bater na porta do Pai de misericórdias, o Deus de toda a graça. Nossos getsêmanis têm que ser regados com oração para que a tristeza não nos faça dormir. E mais, o conselho de Jesus no verso 46 fica para sempre: "levantai-vos e orai para que não entreis em tentação."