Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

sábado, 23 de junho de 2012

A maior Obra do Mundo

                                                                                 Carmelo Peixoto

Não é uma obra da construção civil, nem de engenharia sanitária ou de qualquer outra área científica. Ela não depende da formação intelectual, técnica ou tecnológica. Não pode ser admirada com olhos físicos nem pode ser contemplada com erudição. Não tem natureza artística. Não envolve estética nem educação.

Esta obra é apreciada por poucos, que são os que usam a visão apropriada. No entanto, ela está aí. Os orgulhosos e arrogantes não a podem ver. Muitos que professam uma religião não se dão conta da grandeza desta obra e de sua importância. Uma criança pode vê-la. Um velho pode até na sua última hora lamentar: Ah! quanto tempo eu perdi por não tê-la valorizado e, enfim, reconhecê-la como a coisa mais importante da face da terra. ah, se eu pudesse voltar no tempo e corrigir o estrago que eu fiz a mim e aos que eu amava.

Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (João 14:12). Vê, não estamos tão longe desta grande obra. Ela proporciona muitas maravilhas aos que a entendem e a valorizam. Os sábios ficam confusos diante dela, e a pobreza dos ricos fica patente diante da sua riqueza.

Os seus efeitos são vistos no mundo todos os dias: um bêbado se torna ébrio, um deprimido se torna esperançoso, um ateu se torna adorador, um rebelde se torna amável. O peso dá lugar ao alívio, as lágrimas cedem ao sorriso, o ódio cede ao amor, o medo capitula diante da esperança. Um mentiroso se torna defensor árduo da Verdade, o presumidos se prostram diante da majestade do seu criador; os que temiam a morte se tornam destemidos. Poderíamos continuar enumerando outras maravilhosas consequências.

Olhem para Cristo crucificado, olhem sua morte substitutiva na Sua cruz, em lugar dos pecadores e vejam  o que acontece aos corações que se entregam a esta verdade, a este plano de salvação. Veja o amor de Deus dizendo em Cristo: Pai , perdoa-os, eles não sabem o que fazem. Vejam a justiça de Deus punindo os pecados do mundo na Pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo, dando esperança a todos, a todos, sem distinção de raça, de nacionalidade ou classe social. Vejam a fidelidade de Deus se revelando no cumprimento de dezenas de profecias. Vejam a santidade de Deus sendo reconhecida. Ela teve de punir o pecado. Sabemos que o Senhor Jesus não tem pecado, mas estava carregando os pecados da humanidade sobre si e por isso ele morreu em nosso lugar.

Esta é a maior obra que o mundo já viu. Todos os que morreram na cruz de Cristo e com Ele ressuscitaram para um novidade de vida entendem o que estou dizendo, porque viram esta obra com os olhos da fé e não com os olhos da razão, influenciada pela cultura, ideologia, preconceitos. A fé extrapola toda a razão, classe social, etc. Se assim não fosse, só os intelectuais seriam os fiéis, e os de pouca cultura estariam excluídos.  Um coração sincero, de criança, afetuoso, agradecido, radiante de alegria, esperançoso que desfrute do amor de um Pai que nunca nos abandona. Sentir-se seguro, a vida com sentido. Graça sobre graça. A mim, miserável pecador, Ele transformou e a muitos que eu conheço: Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. (Salmos 68:6)

Esta obra é feita num coração que crê, numa alma que confia no sacrifício de Jesus Cristo para a salvação, num coração humilde, ela enriquece uma pobre alma com a graça infinita de Jesus. Esta obra só pode ser vista com os olhos espirituais, por isso nem todos conseguem ver. Você consegue ver? O resultado dela é paz interior, que o mundo não pode dar, certeza da presença de Deus, segurança da salvação, a bendita esperança, amor. Você consegue ver? 

Nós a vemos com os olhos da fé em Jesus Cristo.

 carmelopeixoto.blogspot.com
Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.
Salmos 68:6


Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.
Salmos 68:6
Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.
Salmos 68:6


 


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Buscai as Coisas que São de Cima

                                                        Carmelo Peixoto


(...) buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado destra de Deus. Colossenses 3:1

Esta passagem do apóstolo Paulo dirigindo-se aos crentes da cidade de Colossos é muito instrutiva para nós, que nos preocupamos com questões sobre avivamento. Depois de mostrar à igreja de Colossos a pessoa e a posição de Cristo, depois de refutar o ensino errado dos gnósticos, o apóstolo dos gentios exorta os crentes a uma conduta a partir da posição que os crentes ocupam em Cristo. Diz ele:

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Colossenses 3:1
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Colossenses 3:1
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Colossenses 3:1
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.  Colossenses 3:1

E depois prossegue:
  
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:2-3

Ele está interessado em mostrar agora a nossa condição (ressuscitastes com Cristo e estais mortos a vossa vida escondida com Cristo). Ah, quantos crentes não se dão conta da sua posição em Cristo e por isso não buscam as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Oh,  quanto tempo perdemos por não termos esta compreensão.

Nos períodos de avivamento, o que se pode ver é que alguns homens e mulheres, ou um homem (especialmente casos como o de  Wycliffe, Savanarola e Huss, por exemplo) ou um comunidade de crentes, numa cidade, se tornam tão abençoados pelo poder do Espírito, que esta atitude de buscar as coisas que são de cima  se torna normal.  

O que de mais a igreja cristã  precisa nesta hora é um avivamento, no Brasil, nos Estados Unidos, no mundo. Estamos vivendo uma época de grande desapontamento com a própria religião, os inimigos do Evangelho aproveitam-se desta situação para tentar propor suas heresias de ordem religiosa e de outras esferas da cultura.  Mas precisamos dar ao conhecimento dos crentes em geral e ao mundo um exemplo claro de que buscamos as coisas de cima. Precisamos urgentemente, enquanto igreja cristã, tornar isto o nosso alvo.  Não podemos nos iludir com conforto, reputação e bens materiais. Se formos investir em ter tudo isto e desfrutar de tudo isto, como o centro de nossos interesses, não colheremos os frutos espirituais que desejamos. Nossos filhos verão nossa religiosidade e não se converterão. Nossos parentes, também. Os ímpios verão nosso secularismo e comentarão às escondidas nossas incoerências. Precisamos, então, ter como nosso alvo primeiro e central buscar as coisas que são de cima, porque morremos e nossa vida está escondida com Cristo.

Para esta empreitada, no meu entendimento, a igreja cristã (nós)  deve observar alguns pontos. Não quero dar a impressão de estar dando conselhos para ninguém, mas entendo que devo fazer brevemente algumas colocações que considero importantes neste assunto envolvento avivamento:

1 Nossa busca por avivamento tem que ficar no centro de nossa atenção. Devemos permanecer confiando que Deus vai responder às nossas orações, enviando a Sua igreja um avivamento, devemos esperar nEle, descansar nEle: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus...” (cf. Hebreus 11:6). Vejam o ministério de Jonathan Edwards, ele colheu grandes frutos mas buscou a Deus pela oração. Estudem a história deste homem. Estudem a história dos avivamentos. Os homens se reuniam para orar por avivamento e Deus respondia às orações com avivamento: E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mateus 21:22)


2 O nosso ensino e a nossa pregação devem visar transmitir com clareza e poder o conhecimento da Bíblia, para que o povo seja confrontado com o seu pecado e com a santidade do Deus altíssimo, que condena o pecado. Devemos fazer isto, mesmo que alguém venha ficar ofendido. Não se pode tolerar e fazer média com pessoas para não magoá-las, e deixar de priorizar a glória de Cristo por quem e para quem tudo foi criado. O pecado tem de ser mostrado e combatido, porque as pessoas estão sofrendo por causa do pecado. Isto não é legalismo, pois combater o pecado é colocar-se ao lado de Cristo. Façamos tudo com amor. Assim não teremos medo, pois o amor lança fora o medo. Não podemos ter medo de tomar decisões. Temos de ser fiéis, primeiro em nossa vida devocional e na conduta, isto é, na doutrina e na prática, na defesa da verdade.

3 Temos de dar a conhecer aos crentes a história dos avivamentos. Temos de mostrar ao povo o que Deus fez no passado, como os crentes do passado viviam, como muitos servos fiéis mantinham comunhão com Deus. Temos de expor a eles as bênçãos que eles colheram: milhares de almas salvas, alegria inundando cidades, países, mesmo em meio a perseguições; obras sociais, como as de George Muller, visão missionária, como a de Hudson Taylor... a cidade celestial em mira, a batalha espiritual na agenda, Cristo sendo o alvo.  

Os crentes desta geração estão limitados quanto ao conhecimento da Bíblia, da História da Igreja Cristã e dos poderosos feitos de Deus. Se pretendemos contar com as orações do povo de Deus, é melhor que o povo seja bem instruído em todas estas questões. Não podemos cobrar muito das pessoas, se não damos a elas o que há de mais importante: buscar as coisas de cima onde Cristo vive assentado à destra de Deus. Não podemos cobrar dos jovens se os pais também são limitados quanto ao conhecimento da Palavra de Deus.

4  Finalmente precisamos de comunhão com outros que percebem esta necessidade. Não deveríamos ficar sozinhos, embora possamos. A comunhão com quem está reconhecendo a necessidade de avivamento é estimulante; trocamos informações, aprendemos uns com os outros. Isto nos faz sentir melhor.

O avivamento é obra de Deus, mas podemos nos predispor a orar, a interceder, a clamar pelos pecadores e pela condição da Igreja para que Cristo seja engrandecido: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7-8

Busquemos as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.













segunda-feira, 11 de junho de 2012

Avivamento: O Triunfo da Luz


                                                                                Carmelo Peixoto                      

John Wyccliffe a “Estrela d’alva da Reforma"
                                                                                   
“A verdadeira autoridade emana da Bíblia, que contém o suficiente para governar o mundo”
 
O que marcou a vida deste homem foi sua erudição e dedicação ao estudo da teologia. John Wicclife nasceu em Hipswell, no condado de Yorkshire na Inglaterra, em 1329. Sua vida foi marcada pela erudição e dedicação ao estudo da teologia.

Wycliffe viveu numa época cheia de pressões. Disputas religiosas, disputas entre o trono da Inglaterra e o papado, a peste negra, que dizimou um terço da Europa, o desvio da Palavra de Deus, heresias, imoralidade no clero.

Pelo seu conhecimento das Escrituras Sagradas, este homem cuja infância parece ter sido típica de uma pequena aldeia daquela época, começou a expor os erros da Igreja Romana, como, por exemplo, a idéia de que o poder temporal, o poder dos reis, originava-se do poder eclesiástico. Falou abertamente contra a hierarquia eclesiástica e negou a doutrina da transubstanciação Muitos se converteram com a sua pregação e seus escritos. Ele fundou uma associação de pregadores chamados Lolardos e enviou-os a pregar pelo país. 

Wycllife era um homem de oração e com certeza ele teve uma percepção clara das grandes verdades da Bíblia que haviam sido abandonadas. O Senhor o abençoou grandemente. Ele afirmava que

“As Escrituras são uma propriedade do povo e uma possessão que ninguém pode arrancar do povo. Cristo e seus apóstolos converteram o mundo por fazer conhecidas as Escrituras, e eu oro de todo o coração que , por obedecermos ao que está contido neste Livro, possamos provar a vida eterna.”

Juntamente com John Huss, que abraçou suas doutrinas e foi martirizado, foi o precursor da Reforma e abriu o caminho para que a Luz invadisse a Europa.

John Wycclife fez a versão da Bíblia para o inglês, colocando a Palavra de Deus na mão do povo da Inglaterra. Sua tradução com outros sábios foi baseada na versão latina da Bíblia, a Vulgata. A versão king James é baseada principalmente na versão de Wycliffe, de 1382.  Ele faleceu em 1384, sua influência foi muito grande em vários movimentos de reforma da igreja, especialmente na boêmia. 

A sua visão de que o importante é dar ao povo o conhecimento das Escrituras Sagradas, isto é, da Palavra de Deus, e sua luta para divulgá-la junto à nação da Inglaterra, fizeram as pessoas acordarem, houve salvação, a luz triunfou. É isto que um avivamento faz. Quando Deus usa um homem ou homens que amem a Palavra de Deus, que sejam homens de oração, que lutem para evangelizar e dar assim ao povo o conhecimento da Palavra de Deus, então Deus, na Sua misericórdia e bondade, usa esse homem ou esses homens dando-lhes uma colheita abundante de almas para a glória do Seu Reino. Pensemos na Igreja Cristã hoje, especialmente no ocidente. O que vemos? Falta de conhecimento da Palavra de Deus. Certo professor de história da Igreja relatou  numa conferência um fato preocupante nestes termos:

"A igreja moderna não tem ouvido a Escritura, a igreja moderna tem ouvido muitas vozes, mas tem ouvido muito pouco a Escritura. Às vezes, eu vou em igreja evangélica, ouço pregações em que o pastor nem abre a Bíblia". 

A igreja cristã precisa urgentemente abrir os olhos para esta situação. Os crentes devem ser ensinados nos pontos básicos da Palavra de Deus. Devem ser acompanhados desde cedo, edificados e bem edificados desde os primeiros dias de sua conversão. Há muita gente sem conhecimento da Palavra buscando ter vitórias mas sem crescimento e sem preparo para combater as forças do mal. Crianças na fé com anos de atraso na escola da Palavra de Deus. O resultado está aí. 

O avivamento virá se o povo de Deus se humilhar e orar. Como se humilharão se o orgulho da carne não foi derrotado pelo conhecimento vivencial da Escritura, se os olhos espirituais do coração não foram iluminados? Se os cristãos não souberem  na prática o que é buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, como poderão ter vitórias espirituais? 

O avivamento é o triunfo da luz, na história da igreja, quando a igreja se torna agente transformador das vidas dos homens. Ele poderá vir quando os crentes estiverem andando com uma vida consagrada à oração e à Palavra de Deus. Que Deus nos ajude a perseguir esta compreensão e a praticá-la em nome de Jesus, amém.

Gostou deste texto? Envie a um amigo: http://carmelopeixoto.blogspot.com.br/2012/06/avivamento-o-triunfo-da-luz.html?utm_source=BP_recent

Bibliografia consultada:
http://josemarreforma.blogspot.com.br/2006/06/john-wycliffe.html
http://www.teuministerio.com.br/BRSPIGBSDCMCMC/vsItemDisplay.dsp&objectID=383C6651-B303-46DE-87B77390F172F520&method=display
http://www.lettersvitae.com/wordpress/?p=793

terça-feira, 5 de junho de 2012

Scriptorium - A história da Bíblia - Documentário



                                                                     
 A História da Igreja Cristã proporcionou em mim um interesse e um conhecimento que ampliou minha visão sobre a vida cristã. De algum modo ela colabora para um despertamento pessoal. Estudando-a, nós vemos que há muito mais que Deus faz neste mundo, aprendemos a amar a Palavra de Deus, que podemos ter em nossas mãos, aumentamos nossa certeza da batalha espiritual que travamos contra os nossos inimigos e aprendemos a discernir melhor a época em que nos encontramos. A História da Bíblia retrata a formação da Bíblia, a sua Fidelidade, a luta pela divulgação da Palavra de Deus, entre outras maravilhas. O documentário abaixo é muito instrutivo. Você pode assistir também no youtube no link abaixo.


http://www.youtube.com/watch?v=fyUIqKuutgg